DIA NACIONAL DAS TELECOMUNICAÇÕES

05 de abril – Dia Nacional das Telecomunicações
A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Marechal Rondon, reconhecido como o Patrono das Comunicações por ter contribuído para a integração do território nacional por meio da construção de linhas telegráficas.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é o órgão responsável pelo controle de produtos de telecomunicações no Brasil.

A tecnologia há anos é considerada indispensável em nossas vidas, onde a conectividade já faz parte de nosso cotidiano. Na era digital em que vivemos, é necessário que todas as nações se conscientizem do impacto que as tecnologias da informação e da comunicação causam no ambiente econômico, político e social de cada cidadão.

Como Organismo de Certificação designado pela Anatel, temos um comprometimento com a sociedade brasileira em garantir produtos e serviços seguros e de qualidade!

07 ANOS DE QC

Na semana passada, a Equipe QC foi presenteada com almoço e bolo especiais em comemoração aos nossos 7 anos. 🎉

Agradecemos mais uma vez a cada um de nosso time! Obrigado por compartilharem conosco seus dons e profissionalismo, fazendo parte dessa história de sucesso! 💙

QC Certificações, há sete anos dando vida às grandes ideias! 🚀

REUNIÃO ANATEL COM OCDS

A Anatel realizou uma reunião com os Organismos de Certificação Designados no dia 6 de abril, em São Paulo, e a QC esteve lá! 😃

Alguns temas importantes foram discutidos, como o ofício de certificação de módulos, supervisão de mercado e a habilitação de laboratórios para a agilidade dos processos como um todo.

Gostaria de ficar por dentro do mundo da certificação Anatel? Acompanhe a QC!

Como Organismo de Certificação Designado (OCD), oferecemos soluções completas para a certificação de seu projeto! 🚀

VIGÊNCIAS PORTARIAS INMETRO 350/2010 E 384/2020

Informamos que os certificados emitidos segundo a Portaria Inmetro nº 350 (06/09/2010) expiram no fim de abril de 2023.

Tais certificados deverão ser então migrados e emitidos segundo a Portaria nº 384 (18/12/2020), vigente atualmente, até o fim de dezembro de 2023.

Ficam então revogadas do então as seguintes Portarias:

🔹 nº 350/2010
🔹 nº 54/2016
🔹 nº 544/2016

Conte com a QC para tirar possíveis dúvidas e ajudá-los com seus projetos de certificação!

ATO ANATEL Nº 17087 (19/12/2022)

Informamos que o novo Ato nº 17087 (19/12/2022) entra em vigor em dezembro de 2023, ficando então revogado o Ato nº 950 (08/02/2018).

O novo Ato aprova os requisitos técnicos de segurança elétrica para a avaliação da conformidade de produtos para telecomunicações e estabelece os requisitos de segurança elétrica, para fins de Avaliação da Conformidade e Homologação junto à Anatel.

As principais alterações advindas deste novo regulamento foram:

🔹 revisão geral das referências normativas;
🔹 adequação do requisito aplicável aos produtos alimentados a bateria com tensão menor do que 9V para os ensaios de aquecimento excessivo.

No antigo Ato nº 950, os Requisitos de Proteção Contra Aquecimento Excessivo eram aplicados aos equipamentos de Categorias I, II e III, e de Classes I, II e III. Já no Ato nº 17087, eles são aplicados aos equipamentos para telecomunicações, com exceção dos equipamentos Classe III com tensão de alimentação inferior ou igual a 9 Vcc, alimentados exclusivamente por pilhas ou baterias, sendo estas recarregáveis ou não.

Estamos à disposição para tirar possíveis dúvidas. Conte conosco!

05 ANOS DE OMD

As celebrações de abril ainda não acabaram para a QC! 🤩

Além do nosso aniversário, comemoramos também o marco da nossa acreditação Inmetro como Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão de Produtos para Saúde (OMD)! Este ano, completamos 04 anos de acreditação! 🥳

Iniciamos em 2019 como OMD nº 0005 e, em menos de um ano, ampliamos nosso escopo para certificação segundo a ISO13485.

Dezenas de empresas já contam com nosso suporte para conquistar sua certificação, saindo na frente do mercado, agregando valor às suas marcas, e oferecendo serviços e produtos de qualidade à sociedade.

Conte também com nossa experiência para dar vida a seus projetos! 🚀

DIFERENÇA DE LABORATÓRIOS

Laboratório de primeira, segunda e terceira parte. O que isso significa? Há alguma diferença entre eles? 🤔

Os ensaios laboratoriais fazem parte do processo de certificação e avaliação de conformidade. Os testes vão depender das normas aplicáveis ao seu projeto. Entretanto, eles não podem ser realizados em qualquer laboratório!

De acordo com as regras dos órgãos regulatórios, os laboratórios devem ser capacitados para a realização dos ensaios de tais normas. Eles também são divididos em três tipos: primeira, segunda e terceira parte.

👉 Primeira parte: o laboratório é de propriedade do próprio fabricante. Isso significa que a própria empresa realiza testes de qualidade em seus produtos.
👉 Segunda parte: quando o fabricante ou importador do produto solicita os ensaios diretamente ao laboratório, sem a indicação ou envolvimento de um Organismo de Certificação.
👉 Terceira parte: a avaliação é realizada por um laboratório independente. Ao entrar em contato com o Organismo de Certificação, o fabricante ou importador é então direcionado ao laboratório, que ficará encarregado de realizar os testes conforme as normas pertinentes solicitadas. Para alguns projetos, a fim de cumprir certos programas de certificação, o laboratório também deve ser acreditado pelo Inmetro.

Esses requerimentos e regras garantem a qualidade e segurança do produto a ser testado! ✅

Ainda tem dúvidas? Conte com a gente! 😃

QC Certificações: dando vida às grandes ideias