Informativos

QC News #50 – Ampliação escopo Anatel, Conexões ABRAIDI e Curiosidades ISO 9001

1/05/2023

 
AMPLIAMOS NOSSO ESCOPO ANATEL!
 
 
 
 
 

Há cerca de seis meses anunciamos nossa designação pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para a Certificação de Produtos de Telecomunicações.

Temos orgulho em comunicar que nosso leque de serviços foi ampliado! 😃

A Equipe QC poderá também ajudá-los agora com a certificação Anatel de:

🔹 Equipamentos ópticos
🔹 Equipamentos para comunicação de dados
🔹 Equipamentos de radiodifusão
🔹 Cabos coaxiais

Confira nosso escopo completo!

Você tem grandes ideias? Nós as certificamos! ✅

 

PRESENÇA QC NO FÓRUM ABRAIDI 2023

 

 

A QC marcou presença no Fórum ABRAIDI 2023 na última terça, 25/4.

Nosso CEO e CCO estiveram pessoalmente no evento realizado em São Paulo pela Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Produtos para Saúde (ABRAIDI), firmando ainda mais esta parceria de sucesso! 😃

O tema deste ano foi “Repensando o setor de produtos para saúde“. O evento contou com nomes importantes do setor da saúde, lideranças do setor, políticos e empresas associadas.

A programação foi totalmente voltada para o importante debate sobre a importância dos importadores e distribuidores para o setor de saúde, bem como abordagem dos desafios comuns a todos os players desse segmento.

Durante o Fórum também foi divulgado o seminário de lançamento do Conexões ABRAIDI, a ser realizado durante a feira Hospitalar, que contará com participação da QC Certificações. Fiquem ligados, pois traremos mais detalhes em breve!

Parabéns à ABRAIDI pelo Fórum de excelentíssima qualidade e importância para a sociedade brasileira! 👏

 

QC NA CONEXÕES ABRAIDI – HOSPITALAR 2023

 

 

A QC CERT mais uma vez marca presença em parceria com a ABRAIDI! ✅

Pensando em se conectar com o que há de melhor no setor de produtos para saúde, entre os dias 24 e 26 de maio, a ABRAIDI disponibilizará salas privadas em seu estande na Feira Hospitalar para a realização de reuniões exclusivas com associados, fornecedores internacionais e players do mercado.

O seminário de lançamento da Conexões ABRAIDI também acontecerá na Feira Hospitalar! 😃

No dia 25 de maio, nosso CEO, Marcelo Carrenho, trará o importante tema “Certificação de Produtos Médicos: novidades, desafios e benefícios“.

📅 25/05/2023 – 16:20h
📍 Feira Hospitalar – Sala 206 (Mezanino do São Paulo Expo)

Para mais detalhes e inscrições, clique aqui!

Participe! Contamos com sua presença! 😃

 

CERTIFICAÇÃO ISO 9001: O QUE É? PARA QUEM?

 

 

Que tal conhecer um pouco mais sobre a norma mais querida no mercado, a ISO 9001? 😃

Trata-se de uma norma geral, reconhecida mundialmente, publicada pela International Organization for Standardization (ISO). No Brasil, a Associação Brasileiras de Normas Técnicas (ABNT) a traduziu e publicou na versão brasileira, a ABNT NBR ISO 9001, de 2015.

Ela especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Sendo assim, a certificação pela ISO 9001 agrega valor à imagem e serviços de sua organização, reforçando a segurança e qualidade de um atendimento de qualidade para seus clientes e fornecedores!

Ela pode ser implementada por qualquer empresa, independente de seu setor ou porte. No setor da saúde, por exemplo, ela é aceita em diversos níveis organizacionais, não se limitando ao tipo de serviço prestado.

Os requisitos da ISO 9001 podem ser aplicados por todo o modelo de negócios de uma organização, ou seja, o planejamento de processos, produtos, serviços e relacionamento com o cliente, sempre buscando evitar riscos. ✅

Resumindo então, empresas de qualquer ramo e porte podem aplicar tal norma, desde que sigam os padrões exigidos e tenham atenção às atualizações de suas versões.

 

CERTIFICAÇÃO ISO 9001: O QUE É ANALISADO E QUAIS AS VANTAGENS?

 

Seria a certificação ISO 9001 vantajosa para sua empresa?

Conforme explicamos acima, a ISO 9001 é a norma geral que especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

A adoção de um SGQ é uma decisão estratégica para uma empresa! Ela pode ajudar na melhora de seu desempenho global, provendo uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável. ✅

Outros potenciais benefícios são:

🔹 Agrega valor à imagem e serviços da empresa, pois demonstra sua capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis;
🔹 Economia de recursos e melhoria do desempenho financeiro;
🔹 Reforça e aumenta a segurança e confiança de fornecedores e clientes nos serviços e atendimento;
🔹 Melhoria constante da eficiência operacional;
🔹 Gestão eficaz dos riscos e oportunidades associados com seu contexto e objetivos;
🔹 Aumenta seu acesso a mercados globais;
🔹 Melhorias na cultura da organização e do compromisso de sua liderança.

Mas o que é avaliado durante o processo de certificação? 🤔

A norma é um instrumento para ajudar a encontrar e corrigir procedimentos ineficazes, focando constantemente na otimização de processos, de forma a alcançar as metas estabelecidas dentro da empresa. A avaliação se dá por meio de auditoria (Estágio 1 e Estágio 2), através do ciclo Plan-Do-Check-Act (PDCA) ou Planejar-Fazer-Checar-Agir, e abordagem por processo.

Desta forma, a norma atende a 5 requisitos principais:

🔹 Planejamento de atividades primordiais;
🔹 Definição das estratégias e metas;
🔹 Execução e implementação dos planos de ação para abordar riscos e oportunidades;
🔹 Demonstrar a eficácia do sistema de gestão da qualidade;
🔹 Relacionamento com colaboradores, fornecedores e clientes.

Sendo assim, a empresa que deseja certificar-se pela ISO 9001 deve ter uma aplicação eficaz do SGQ, incluindo processos para a melhoria do mesmo. Ela deverá demonstrar sua capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis!

Deseja saber sobre o passo a passo do processo de certificação pela ISO 9001? Clique aqui!

 

DIFERENÇAS ENTRE ISO 9001 E ISO 13485

 

Sabe quais são as principais diferenças entre a ISO 9001 e a ISO 13485? 🤔

Ambas são reconhecidas internacionalmente e são específicas para a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
Entretanto, é importante saber exatamente suas aplicações para analisar qual melhor atenderá ao seu projeto de certificação! ✅

Tratam-se de certificações voluntárias, ou seja, sua empresa não é obrigada a possuir tais certificações para oferecer seus serviços e/ou comercializar seus produtos.

Resumidamente, podemos dizer que a ISO 9001 aplica-se a projetos de certificação de processos, enquanto a ISO 13485 aplica-se a projetos de certificação de equipamentos.

✔ ISO 9001:
Norma de gestão de qualidade geral.
Auxilia a empresa a encontrar e corrigir falhas nos seus processos, focando na melhoria contínua e satisfação do cliente.
Pode ser implementada por qualquer empresa.
Aceita no setor de saúde, em diversos níveis organizacionais, não se limitando ao tipo de serviço prestado.

✔ ISO 13485:
Norma específica para a gestão de qualidade de aparelhos e dispositivos médicos, de sua concepção à fabricação.
Baseia-se na ISO 9001, mas tem maior ênfase na gestão de risco e descrição dos requisitos adicionais para os procedimentos documentados.
Implementada por fabricantes de dispositivos médicos ou empresas que forneçam serviços, produtos ou componentes que serão inseridos em dispositivos médicos.

Conte conosco para checar qual é a certificação ideal para sua empresa! 😃

 

ISO 9001 e ISO 13485: VANTAGENS DA CERTIFICAÇÃO EM CONJUNTO

 

 

Sabia que há vantagens em certificar sua empresa pela ISO 9001 e pela ISO 13485? 😃

Ambas são de extremo benefício para as organizações da área da saúde que desejam implementar um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ)!

Como a ISO 13485 é baseada na ISO 9001, há pontos em comum avaliados durante as auditorias.

Fora os prós já mencionados em nossas postagens recentes, é possível aproveitar parte da documentação de um projeto de certificação para outro.

Sendo assim, realizando ambas as certificações, você economiza tempo e dinheiro! ⌚ 😉 💵

Como Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão (OMD 0005 e OCS 0073) acreditado pelo CGCRE/Inmetro, a QC oferece soluções completas, podendo emitir suas certificações com uma única avaliação! ✔

Nosso time com ampla experiência e reconhecimento no mercado poderá ajudar a dar vida aos seus projetos! 🚀

Entre em contato conosco!

 

 
 

QC Certificações: dando vida às grandes ideias