Informativos

QC News #55 – Curiosidades e Cuidados Certificação Inmetro e Etapas da Certificação Anatel

10/07/2023

PRODUTOS DE DIVERSÃO PRECISAM DE CERTIFICAÇÃO?

 

Recentemente lançamos uma enquete perguntando se produtos de diversão, como fliperamas e videogames, necessitam de certificação. 🎮🕹

Além da certificação Anatel, alguns desses equipamentos podem estar entre aqueles que requerem também a certificação Inmetro. ✅

Focando apenas nos regulamentos Inmetro, segundo a Portaria N° 148 (28/03/2022) de aparelhos eletrodomésticos e similares, produtos não destinados ao uso doméstico normal, mas que podem ser uma fonte de perigo ao público, caem no escopo desta Portaria.

Um exemplo seriam os aparelhos destinados a uso por leigos em lojas, como as máquinas de entretenimento comerciais elétricas, com tensão nominal menor que 250 V para aparelhos monofásicos e 480 V para os demais aparelhos. Que equipamentos seriam esses? Confira alguns abaixo!

🔹 Máquina de fliperama (ex.: pinball)
🔹 Máquina elétrica de bilhar
🔹 Máquina elétrica de boliche
🔹 Máquina elétrica de diversão
🔹 Simulador elétrico de condução (jogos)
🔹 Videogames

Resumindo, dependendo do tipo de aparelho, tensão e uso final, ele pode sim requerer certificação Inmetro antes da comercialização no Brasil!

Ainda tem dúvidas? Quer saber mais detalhes?

Entre em contato conosco! 😃

 

COMO É TRABALHAR NA QC?

 

 

Gostaria de saber como é fazer parte da Equipe QC? 😃

Confira depoimentos dos membros do nosso time, Allyne, Vittória e Eduardo, que já completaram um ano de QC em 2023.

Prezamos não só por um atendimento de qualidade aos nossos clientes, mas também por um ótimo ambiente de trabalho para nossa equipe. 👍
Afinal, ela é responsável por nosso contínuo sucesso e evolução! 🚀

Quer saber mais sobre a QC? Entre em contato conosco!

 

ETAPAS DA CERTIFICAÇÃO ANATEL

 

O que é analisado no processo de certificação e homologação Anatel de produtos telecom? 🔎📃

Quais são as etapas envolvidas? 🤔

Veja aqui um resumo das principais informações que você precisa saber! 👍

O processo de certificação Anatel de Equipamentos de Telecomunicação envolve 4 etapas principais:

1) IDENTIFICAÇÃO DA AMOSTRA

Conforme o Ato nº 4083/2020, amostras enviadas para teste devem estar devidamente identificadas com as seguintes informações:

• Modelo
• Fabricante
• País de origem
• Rastreabilidade (lote, n° de série)

Antes do início dos ensaios, o OCD deve ser informado sobre a rastreabilidade e a unidade fabril correspondente à amostra enviada ao laboratório.

2) ENSAIOS TÉCNICOS

O plano de ensaios elaborado pelo OCD é sempre baseado na especificação técnica do produto, enviado pelo solicitante da certificação. Estas informações são analisadas pelo OCD antes do início do projeto, na elaboração da proposta.

O laboratório deve ser estabelecido no Brasil e acreditado pelo CGCRE/Inmetro. Ele também deve atender integralmente ao escopo específico de acordo com o requisito de testes.

3) ANÁLISE TÉCNICA E EMISSÃO DO CERTIFICADO DE CONFORMIDADE TÉCNICA

Após a avaliação dos relatórios e documentos requeridos, o OCD emitirá o Certificado de Conformidade Técnico ou o parecer com as não conformidades.

Estando tudo OK, o OCD realizará a submissão de toda a documentação à Anatel para análise e emissão do Certificado de Homologação.

O cliente receberá então o número de homologação pertinente ao produto homologado para a confecção do selo de Homologação Anatel.

4) EMISSÃO DO CERTIFICADO DE HOMOLOGAÇÃO

Após a avaliação e emissão do Certificado de Homologação pela Anatel, o produto poderá ser comercializado no Brasil. Importante lembrar que, para a continuidade da comercialização, deve-se respeitar o prazo de manutenção do Certificado.

FIQUE ATENTO! A validade do Certificado está condicionada ao tipo de produto, podendo ser de 2 ou 3 anos. Caso não seja renovado, ele será suspenso automaticamente. Após 180 dias de suspensão, o Certificado poderá ser cancelado.

Tem dúvidas? Conte com a gente!

 

DICAS DE SEGURANÇA PARA ÉPOCA DE FÉRIAS

 

 

A época tão esperada pela criançada chegou! Enfim, férias… 😎🏖

Já para os pais e tutores, chegou a hora de redobrar os cuidados e a atenção. ⚠

Nesta época do ano são registrados números preocupantes de acidentes domésticos envolvendo crianças e adolescentes.

Segundo pesquisa realizada pela Aldeias Infantis SOS, por meio do Instituto Bem Cuidar (IBC), em 2021 foram registrados no Brasil mais de 110 mil casos de internações de crianças e adolescentes, devido a acidentes. Destes, 90% poderiam ser evitados através de ações comprovadas de prevenção, como simples dicas aos pais e responsáveis para tornar o ambiente doméstico mais seguro, promovendo assim uma cultura do cuidado de qualidade.

Confira aqui 5 dicas para garantir uma maior segurança em sua casa:

✅ Opte por brinquedos que contenham o selo Inmetro, sempre respeitando a faixa etária indicada;
✅ Observe se a TV e demais dispositivos pesados estão sobre um móvel estável e adequado para suportá-los;
✅ Use tomadas no novo padrão Inmetro ou utilize protetores. Não use fios emendados, velhos ou danificados, nem deixe-os expostos e soltos;
✅ Não deixe liquidificadores, trituradores, fornos, air-fryers e outros aparelhos ligados, ou até mesmo na tomada, enquanto não estiver na cozinha;
✅ Oriente as crianças a jamais usarem aparelhos eletrônicos, como tablets e celulares, enquanto estiverem carregando e conectados à tomada.

Caso ocorra algum acidente de consumo, relate-o diretamente no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac). Um acidente de consumo ocorre quando um produto e/ou serviço prestado provoca dano ao consumidor, mesmo quando utilizado ou manuseado de acordo com as instruções de uso.

Os riscos e perigos não tiram férias! Aproveitem ao máximo os momentos de lazer, mas não deixem a segurança de lado. Criança feliz = criança segura! 😃

 

DIA MUNDIAL DA SAÚDE OCULAR

 

 

A data tem como objetivo alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico de doenças oculares que, se não tratadas, podem levar à perda da visão.

No Brasil, as principais doenças oculares acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são erros de refração (miopia, astigmatismo, hipermetropia), catarata, glaucoma e doenças da retina.

Fique atento a certos sintomas como lacrimejamento, secreção e irritação nos olhos, crostas nos cílios, vista embaçada, dores de cabeça, sensibilidade excessiva à luz, entre outras alterações.

A visão é responsável por 85% das informações processadas no nosso cérebro. Sendo assim, visitas regulares ao oftalmologista são de extrema importância!

Além de acompanhamento médico, proteja-se dos raios UV, evite coçar a região dos olhos, use protetor ocular em situações de risco, não compartilhe maquiagem e mantenha o controle da hipertensão e diabetes.

A visita periódica ao oftalmologista é a melhor forma de prevenção contra possíveis problemas oculares.

 

QC Certificações: dando vida às grandes ideias